O corpo é uma unidade. 

Físico, Emoção e Mente não se separam apesar de algumas linhas de cuidados insistirem na separação. 

Se você fizer uma pesquisa, de imagens, pela internet sobre depressão, ansiedade e stress, verá uma similaridade nas Posturas. 

Dores em coluna e ombros, por exemplo, não estão, necessariamente, relacionadas somente a hábitos posturais ou sedentarismo. 

Existe uma conexão entre o estresse, ansiedade e dores nas costas. 

Em todo evento de ansiedade, o cérebro entende que existe uma ameaça à nossa integridade física. 

Situações de sofrimento mental, podem causar dores musculares e geralmente afetam os ombros, lombar, pescoço e, em consequência, mudam sua postura. 


Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde) cerca de 33% da população mundial sofre com Ansiedade. Ansiedade é a percepção de algo ruim vai acontecer. 

E quem, nesse momento em que vivemos, já não teve essa percepção? A questão é - como cada um vai lidar com isso sem adoecer!

A Ansiedade nos leva à um estado de tensão muscular constante, o que vai nos levar a uma postura incorreta pois seu corpo tende a reagir, a este comportamento ansioso, na tentativa de se proteger "de algo ruim que está para acontecer" lembra?


A ansiedade e o estresse fazem com que os músculos do tronco fiquem permanentemente contraídos, o que promove o acúmulo do ácido lático, composto que causa as dores musculares.

O estresse e a dor atuam em uma espécie de ciclo vicioso: o estresse contrai os músculos, causando a dor, que, por sua vez, aumenta a tensão muscular, gerando mais stress.

A mudança de postura causada pelo tempo prolongado em ansiedade/ estress/ depressão compromete nosso sistema sensorial também podendo, além de dores musculares, gerar disfunções de equilíbrio. 


Integrar e Equilibrar Corpo e Mente é a melhor estratégia para nos adaptarmos ao Mundo em constante mudança. 

Me conta. O que você faz para manter esse equilíbrio? 

Tem alguma dúvida?